13/05/2011




VII ENCONTRO DE BANDAS DE SURF MUSIC INSTRUMENTAL
Por: Sergio Haussmann do Nascimento
Em 29 de Maio de 2011, realizou-se em São Paulo, no Caricas Bar, em Pinheiros, o Sétimo Encontro de Bandas de Surf Music Instrumental. Desta vez foram quase 5 (cinco!) horas do mais puro som instrumental, com sete bandas de bom nível técnico (uma delas veio do Rio de Janeiro). O Encontro começou por volta das 15.00h com a banda THE MOUTH BELLS, que melhora a cada apresentação. Com um repertório marcado por covers dos Shadows, os MOUTH BELLS também mostraram que tocam (e bem) outros sucessos da música instrumental dos anos 60.
Em seguida foi a vez dos THE CLASSICS dar o seu recado, com um repertório um pouco mais voltado para a surf music. Uma banda com um solista jovem, e que certamente com o passar dos anos estará tocando como profissionais.

Dando sequencia, a banda THE GOODIES AND OLDIES se apresentou com um repertório mais variado, com um solista com uma levada muito boa. Destaque para a marcação do baixista.
Em continuação se apresentaram os THE SURF RIDERS (ex-The Yellow Jackets). Desta vez apenas um trio, mas muito bem "amarrada" musicalmente pela longa estrada dos Yellow Jackets. Mesmo com a falta de uma base, o som do Trio não ficou prejudicado. Destaque para a música "Miserlou" do lendário Dick Dale, muito bem tocada pelo Fernando Ozeki, que também nos surpreendeu com um repertório com algumas músicas dos Shadows. Gostamos da diversificação do repertório.
Seguiu-se a apresentação da banda BALEIA MUTANTE, uma banda fiel a Sur Music Instrumental dos anos 60, que muito impressionou aos presentes. Com um repertório que incluiu até "Squad Car" de Eddie Bertrand (companheiro de Paul Johnson nos The Belairs, e co-autor de Mr.Moto) a banda BALEIA MUTANTE surpreendeu aos presentes com um som cheio de reverb bastante fiel às bandas originais de surf instrumental da California!
Posteriormente se apresentou a banda THE VIRTUALS, com o Kako dando seu recado na lead guitar. Com um repertório mais moderno que incluiu até "The Wall" (Pink Floyd) e "Sultan of Swing" (Dire Straits), os VIRTUALS mostraram criatividade e demonstraram que é possível sim instrumentalizar hits vocais mais modernos sem bater na mesma tecla de Apache, Blue Star, Wonderful Land que consta do repertório de pelo menos 99% das bandas instrumentais nacionais.

Após os VIRTUALS, a banda MOUTH BELLS tocou novamente e desta vez, contando com a participação do lendário Foguinho, baterista e fundador dos The Jordans e com mais de 50 anos de estrada no rock instrumental., Quando ele senta na batera, não deixa para ninguém...A plateia escutou o grande músico num silencio reverencioso que toca instrumental dos Shadows como nenhum outro baterista. Show de bola!

Na linha da surf music instrumental dos anos 60, a banda THE BEACH COMBER encerrou a programação do Sétimo Encontro. Formada por 3 jovens que nasceram décadas após o ocaso deste gênero musical, nos surpreendemos com o som da banda carioca (sim, eles mostraram que o Rio não é apenas a terra da Bossa Nova e do Pagode!!). Com uma levada da autentica surf music dos anos 60 e algumas pitadas de punk os BEACH COMBERS mostraram competência. Até tocaram "Walk Don´t Run" com um arranjo diferenciado. Destaque para o baterista da banda: excelente!! Estão no caminho certo.
De um modo geral, foi isso o que ocorreu durante as quase 5.00h de duração do Sétimo Encontro de Surf Music Instrumental. Se você, por alguma razão não pode comparecer, pelo menos você poderá ver as fotos que acompanham esta resenha. Mas não fique triste: logo logo o Oitavo Encontro vem aí! Não falte!











O
TEXTO SOBRE O ENCONTRO DO BIG CHARLIE. AMIGO, ENTUSIASTA E DIVULGADOR DA
MUSICAL ARMAZÉM BAND (extraido do blog http://armazemband.blogspot.com/)

Sétimo festival de Surf Music, um verdadeiro show de competencia musical
Ontem a tarde depois da 14:30 teve inicio o sétimo festival de Surf Music, realizado no Caricas Bar, na Rua Cardeal Arcoverde, 2.899 - em Pinheiros São Paulo.Tudo comandado pelo gentilíssimo Roberto, da Banda Mouth Bells.

Apresentaram-se neste verdadeiro rodízio de bandas, além da MOUTH BELLS, as bandas, CLASSIC ROCKS, GOODIES & OLDIES, THE SURF RIDERS, BALEIA MUTANTE, THE VIRTUALS e por fim uma banda que apareceu no bar ja no fim das apresentações, uma banda vinda do Rio de Janeiro, cujos integrantes tomaram conhecimento do evento através do orkut e como estiveram tocando no final de semana em São Carlos junto com a banda Dead Rocks e vão se apresentar na próxima terça feira no Lions em São Paulo, deram um jeito de passar por ali de última hora. A banda é a BEACH COMBERS. Apresentaram-se como músicos de Surf Music, mas na realidade o som deles foi tão marcante, tão feroz e docemente assustador que deveriam se classificados como músicos de "Tsuname Music"( Desculpe as mas lembranças que esta designação possa trazer para alguns). O som é avassalador. Trata-se de uma banda que faz arranjos de musicas conhecidas e as transpõe para o universo da Surf Music, além claro de tocarem os clássicos já conhecidos. Obviamente é uma outra maneira de tocar este estilo, mas, marca muito pela genialidade e qualidade de seus três músicos, jovens, todos na casa do vinte poucos anos. Com isto fica provado que no Rio de janeiro alem dos nossos excelentes: Samba, Funk,Rap e outros similares, existem bandas de Surf Music e Rock, e dos bons. A banda BEACH COMBERS, é uma prova disto.

A banda BALEIA MUTANTE, de São Paulo, que apresentou-se no inicio do festival, também tem uma pegada bem marcante e diferenciada, das demais bandas. Som potente, muito marcante e diferenciado. Uma verdadeira surpresa...ótima surpresa aliás. Foram muito bem na execução das musicas.

As demais bandas, mantém o grande e belo estilo clássico destas músicas que nos marcaram tanto, no que já convencionamos chamar de "Bons e Velhos Tempos Dourados".

Tenho que ressaltar também a presença do Foguinho, baterista da grande banda dos anos 60 "THE JORDANS", que deu uma canja na apresentação na segunda entrada da banda THE MOUTH BELLS. Não preciso dizer mais nada, pois, o show na bateria foi espetacular, o que só valorizou e enriqueceu o espetáculo.

Todas as bandas que se apresentaram estão de parabéns. Foi uma ótima tarde de domingo, onde relembramos o universo quase que ingênuo dos filmes de musicas de praia dos anos 50 e 60.

Para finalizar, queremos agradecer ao Roberto, que gentilmente nos convocou para participar também como banda convidada no próximo festival de Surf Music. .

Ficaremos esperando ansiosamente o próximo festival que deverá ocorrer em breve.

Seguem abaixo alguns videos das bandas que lá etiveram.

ATENÇÃO: Para um melhor aproveitamento dos videos sugiro que sejam apreciados, com um bom fone de ouvidos, que mantera a potencia do som gravado.
 
THE MOUTH BELL´S - APACHE

 
GOODIES & OLDIES - EL CONDOR PASA

 
BALEIA MUTANTE

 
THE CLASSIC ROCKS


  ALÉM DO BIG CHARLIE, ESTEVE PRESENTE NO ENCONTRO O JOSÉ FELICIANO, GUITARRISTA DA MUSICAL ARMAZÉM BAND E MUITOS OUTROS AMIGOS E ADMIRADORES DA SURF MUSIC INSTRUMENTAL
--------------------------------------

Nenhum comentário: